Marketing Digital para Profissionais Liberais

Atualmente, contar com um diploma universitário não é a garantia de sucesso para os profissionais liberais.

Mesmo se levarmos em consideração as profissões mais tradicionais como medicina, direito, psicologia, odontologia e afins, é gritante a grande quantidade de novos profissionais recém formados que estão buscando um lugar ao sol neste concorrido mercado de trabalho.

E é muito fácil entender o porque isto está acontecendo, a principal causa é  sem dúvida a facilidade de acesso ao ensino superior, decorrente da ascensão da nova classe média que resultou na grande oferta de universidades  oferecendo cursos (presenciais e a distância) com mensalidade de até R$150,00

Porém é fato que apenas uma pequena parte destes profissionais será bem sucedido em suas carreiras.

 

Mas porque isto acontece?

Grande parte destes profissionais enxergam que o único meio de crescer em suas respectivas carreiras é de apenas investir em qualificação profissional, seja através de cursos de pós-graduação, mestrado ou doutorado, como maneira de se destacar e considerar um espaço maior em sua área de atuação.

Entretanto, apostar unicamente na eficiência e em um currículo completo já não assegura nenhuma grande vantagem.

Ainda mais se levarmos em conta que a maioria destas faculdades e cursos não capacitam os futuros profissionais a enxergarem sua atividade como um negócio. Empreendedorismo e marketing são temas pouco abordados e explorados nas universidades.

Por isso é necessário ir além, é fundamental entender que é preciso muito mais para que estes profissionais se destaquem no mercado. Enfim, é preciso encarar estas atividades como um negócio e desenvolver competências administrativas, marketing e empreededorismo.

 

A importância do empreededorismo e marketing para profissionais liberais

Se você exerce  ou vai exercer sua função como um profissional liberal, você deve se perguntar de que maneira e em que período é o mais apropriado para pensar nisto?

Recomendo sem medo de errar, que isto dever ser pensado logo nos primeiros anos de sua formação. É necessário planejamento.

Para a criação deste  planejamento é preciso antes de tudo saber onde você quer chegar e quando e o que fazer para chegar lá, além de estabelecer alguns objetivos de curto, médio e longo prazo, porém realistas e com base em uma análise do seu ramo, ou seja, tire algum tempo para conhecer melhor as possibilidades de crescimento no seu mercado.

Outro ponto fundamental em seu planejamento é definir com detalhes o seu público alvo.  De onde são? Onde moram? Quais são suas necessidades e desejos? Qual faixa etária, classe social e tudo mais que ajude a você traçar um perfil predominante dos clientes que você pretende atingir.

Mas na prática, por onde posso começar?

Entenda que tudo isso é um processo que pode levar algum tempo, por isso o quanto antes começar, menor será o tempo para colher os resultados.

Na prática, sugiro algumas dicas básicas para você profissional liberal comece a por em prática algumas das diversas estratégias e técnicas possíveis para se destacar em seu mercado:

1- Pesquise um micro nicho de mercado dentro de sua área de atuação.

Lembre-se que se você quiser “abraçar o mundo” suas chances de sucesso serão mínimas.  Por isso considere atuar e se especializar  em determinados serviços dentro de sua área de atuação.

2- Construa sua marca pessoal

Não seja mais um! Valorize e promova seus pontos fortes, seu estilo de trabalho, um atendimento diferenciado, uma técnica inovadora, uma garantia que vá além do convencional! Enfim, pense fora da caixa!

3- Construa sua autoridade

Produza e distribua conteúdo gratuito para ajudar seus prospects e clientes. Escreva artigos, faça parcerias com colegas de sua área, ministre palestras e treinamentos dentro de sua área de atuação.

4- “Colecione” provas sociais

Peça e registre depoimentos de seus clientes satisfeitos. Para isso grave vídeos testemunhais, tire fotos com seus clientes, peçam que façam comentários em seus blogs, fanpages (se ainda não tem nada disso, leia a próxima dica) e que respondam questionários de satisfação de seus serviços.

5- Construa sua audiência

Use e abuse do marketing digital para promover tudo isto que citei nas dicas anteriores. É sem dúvida é o meio com melhor custo benefício para promover seus serviços e construir sua audiência.

Quando digo promover não quero dizer que é para você ficar fazendo propaganda convencional o tempo todo. Lembre-se sempre, ofereça conteúdo que seja relevante para o seu público alvo, soluções que de fato irão ajudar a construir sua audiência.

É claro que isto é só o começo, pois existem diversas outras técnicas que podem ser aplicadas, porém a mudança de pensamento é o primeiro passo para trilhar esta jornada rumo a prosperidade de seu negócio!

 

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