5 dicas para engajar sua marca nas redes sociais

O avanço das mídias sociais é uma oportunidade para que as empresas estejam mais próximas de seu público, em um ambiente dinâmico e com um grande número de adeptos. Contudo, apenas a presença nesse meio não garante sucesso para a marca. É preciso muita dedicação e esforço para entender os desejos de seus seguidores e, assim, converter isso em sucesso.

Confira abaixo algumas dicas para engajar sua marca nas redes sociais:

1. Crie um elo com o seu seguidor

Uma pessoa que curte uma página no Facebook, por exemplo, admira a marca por detrás e quer deixar isso evidente a todos de sua rede. Fazer esse indivíduo se sentir especial é essencial para que, aos poucos, sua marca vá ganhando um público fiel nas redes sociais. Existem ferramentas no mercado que possibilitam acompanhar o comportamento de seus clientes nesses espaços. Dessa forma, é possível garantir uma interação personalizada com cada pessoa que visita sua fanpage, o que garante um elo e satisfação de ambas as partes.

2. Estabeleça uma periodicidade de atualizações

Uma página desatualizada demonstra descaso com os seguidores. É ideal que exista uma equipe responsável somente para produzir conteúdo para as mídias sociais. Reforce produtos interessantes para a época, compartilhe seus materiais promocionais, invista em artigos e textos que tenham a ver com seu negócio e também em vídeos, que é um dos formatos favoritos dos internautas.

3. Invista no SAC 2.0

As redes sociais de uma marca não servem só para que o consumidor fique antenado aos lançamentos e novidades, mas também para tirar dúvidas e obter atendimento. Portanto, é necessária uma equipe treinada para prestar um serviço de qualidade neste meio. Invista em softwares capazes de fornecer um histórico de todas as interações do cliente com a marca através de qualquer canal (e-mail, chat, telefone etc.). Isso evitará informações desencontradas e deixará o consumidor mais amparado.

4. Leve o trabalho a sério

Por mais que seja um ambiente descontraído, o trabalho nas redes sociais deve ser levado a sério. Preste bastante atenção nas informações compartilhadas de modo que estejam de acordo com as demais plataformas em que sua marca estiver presente. Além disso, tome cuidado com a linguagem adotada, para que não pareça artificial e incomode seu usuário.

5. Cuidado com assuntos polêmicos

Nos últimos meses, temos passado por uma enorme crise política no País. Embora seja um assunto de extrema importância e interesse geral, não é recomendável que sua marca se posicione a favor ou contra. Isso pode causar atrito com os seguidores contrários à sua ideia, o que acarreta em comentários agressivos e uma possível rejeição à marca.

 

* Por Romulo Oliveira (Especialista de marketing da AX4B)

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